3º Escrutínio - Catecumenato Adultos


Catecumenato

3° Escrutínio – 5º Domingo da Quaresma

Preparação para a S. Missa :

A Equipe de Liturgia juntamente com os catecúmenos deverá preparar o altar para a S. Missa e separar lugares (cadeiras) suficiente para catecúmenos e crismandos, com seus respectivos padrinhos (destacá-los dos demais fiéis).  Os catecúmenos e seus padrinhos deverão ficar destacados (à frente) dos crismandos.

Os catecúmenos usarão vestes para distinguí-los dos crismandos, em sinal de penitência.

Na procissão de entrada organizar os catecúmenos seguinte forma:

1º Catecúmenos e Padrinhos (lado a lado)

O Escrutínio começa após a Proclamação da Palavra e homilia.

Ordem do Escrutínio

  • Proclamação da Palavra e homilia;
  • Oração em silêncio
  • Preces pelos eleitos
  • Exorcismo
  • Despedida dos eleitos
  • Liturgia Eucarística

O 3º Escrutínio tem como tema Jesus ressuscita Lázaro. A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os crismandos, as orações dos exorcismos desse escrutínio serão feitas em forma positiva, evitando todo o aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e às tentações.

Os escrutínios, seguindo a pedagogia quaresmal, querem proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas conseqüências e da influência diabólica, purificando o espírito e o coração. As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se impregnem do senso da redenção, ser fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido mais profundo de Igreja. Assim fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivam o desejo de amar a Deus e abrem os corações para receber os dons do Senhor no sacramento.


3°Escrutínio – 5° Domingo da Quaresma

RICA 174 - Celebra-se o 3° Escrutínio no 5° Domingo da Quaresma, usando-se sempre as fórmulas do Missal e do Lecionário do Ano A (Evangelho do Jesus ressuscita Lázaro);

RICA 175 – Quem preside, baseando-se nas leituras da Sagrada Escritura, expõe na homilia o sentido do segundo escrutínio, levando em conta a liturgia quaresmal e o itinerário espiritual dos eleitos.

Oração em silêncio (RICA 176)

Depois da homilia, os eleitos, com padrinhos e as madrinhas, põem-se de pé diante de quem preside. Este, dirigindo-se primeiro aos fiéis, convida-os a orar em silêncio pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Voltando-se para os eleitos, convida-os igualmente a orar em silêncio e exorta-os a manifestar pela atitude do corpo seu espírito de penitência, inclinando-se ou ajoelhando-se. Conclui com estas palavras ou outras semelhantes:

Eleitos de Deus, ajoelhem-se para a oração.

Os eleitos ajoelham-se. Todos rezam um momento em silêncio.

Preces pelos eleitos (RICA 177)

Durante as preces, os padrinhos e as madrinhas colocam a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

A comunidade reza pelos eleitos com estas palavras:

O Presidente prossegue:

Oremos, irmãos e irmãs, por estes escolhidos de Deus para que, participando da morte e ressurreição de Cristo, possam superar, pela graça dos sacramentos, o pecado e a morte.

A RESPOSTA DA ASSEMBLÉIA SERÁ : Senhor, atendei a nossa prece.

O Leitor:
Para que estes eleitos recebam o dom da fé, pela qual proclamem que o Cristo é a ressurreição e a vida, roguemos ao Senhor

Para que, livres de seus pecados, dêem frutos de santidade para a vida eterna, roguemos ao Senhor.



Para que, rompidos pela penitência os laços do demônio, se tornem semelhantes ao Cristo e, mortos para o pecado, vivam sempre para Deus, roguemos ao Senhor.
Para que, na esperança do Espírito vivificante, se disponham corajosamente a renovar sua vida, roguemos ao Senhor.


Para que se unam ao próprio autor da vida e da ressurreição pelo alimento eucarístico que vão receber em breve, roguemos ao Senhor.


Para que todos nós, vivendo uma nova vida, manifestemos ao mundo o poder da ressurreição de Cristo, roguemos ao Senhor.


Para que todos os habitantes da terra encontrem o Cristo e saibam que só ele possui as promessas da vida eterna, roguemos ao Senhor.


Exorcismo (RICA 178)

O Presidente, com as mãos unidas e voltadas para os eleitos, diz:

Oremos. Deus Pai, fonte da vida, vossa glória está na vida feliz dos seres humanos e o vosso poder se revela na ressurreição dos mortos. Arrancai da morte os que escolhestes e desejam receber a vida pelo Batismo. Livrai-os da escravidão do demônio, que pelo pecado deu origem à morte e quis corromper o mundo que criastes bom. Submetei-os ao poder do vosso Filho amado, para receberem dele a força da ressurreição e testemunharem, diante de todos, a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Resposta da Assembléia:

Amém.

Se puder fazê-lo comodamente, quem preside, em silêncio, imporá a mão sobre cada eleito. Com as mãos estendidas sobre eles continua:

Senhor Jesus Cristo, ordenastes a Lázaro sair vivo do túmulo e pela vossa ressurreição libertastes da morte toda a humanidade, nós vos imploramos em favor de vossos servos e servas, que acorrem às águas do novo nascimento e à ceia da vida; não permitais que o poder da morte retenha aqueles que, por sua fé, vão participar da vitória de vossa ressurreição. Vós que viveis e reinais para sempre.

Resposta da Assembléia:

Amém.
  
Terminado o Rito prossegue a S. Missa com a oração dos fiéis, após reza-se o Credo e preparam-se as oferendas.

Um comentário: