2º Escrutínio - Catecumenato Adultos


Catecumenato

2° Escrutínio – 4º Domingo da Quaresma

Preparação para a S. Missa :

A Equipe de Liturgia juntamente com os catecúmenos deverá preparar o altar para a S. Missa e separar lugares (cadeiras) suficiente para catecúmenos e crismandos, com seus respectivos padrinhos (destacá-los dos demais fiéis).  Os catecúmenos e seus padrinhos deverão ficar destacados (à frente) dos crismandos.

Os catecúmenos usarão vestes para distinguí-los dos crismandos, em sinal de penitência.

Na procissão de entrada organizar os catecúmenos seguinte forma:

1º Catecúmenos e Padrinhos (lado a lado)

O Escrutínio começa após a Proclamação da Palavra e homilia.

Ordem do Escrutínio

  • Proclamação da Palavra e homilia;
  • Oração em silêncio
  • Preces pelos eleitos
  • Exorcismo
  • Despedida dos eleitos
  • Liturgia Eucarística

O 2º Escrutínio tem como tema a cura do cego de nascença. A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os crismandos, as orações dos exorcismos desse escrutínio serão feitas em forma positiva, evitando todo o aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e às tentações.

Os escrutínios, seguindo a pedagogia quaresmal, querem proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas conseqüências e da influência diabólica, purificando o espírito e o coração. As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se impregnem do senso da redenção, ser fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido mais profundo de Igreja. Assim fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivam o desejo de amar a Deus e abrem os corações para receber os dons do Senhor no sacramento.


2°Escrutínio – 4° Domingo da Quaresma

RICA 167 - Celebra-se o 2° Escrutínio no 4° Domingo da Quaresma, usando-se sempre as fórmulas do Missal e do Lecionário do Ano A (Evangelho do cego de nascença);

RICA 168 – Quem preside, baseando-se nas leituras da Sagrada Escritura, expõe na homilia o sentido do segundo escrutínio, levando em conta a liturgia quaresmal e o itinerário espiritual dos eleitos.


Oração em silêncio (RICA 169)

Depois da homilia, os eleitos, com padrinhos e as madrinhas, põem-se de pé diante de quem preside. Este, dirigindo-se primeiro aos fiéis, convida-os a orar em silêncio pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Voltando-se para os eleitos, convida-os igualmente a orar em silêncio e exorta-os a manifestar pela atitude do corpo seu espírito de penitência, inclinando-se ou ajoelhando-se. Conclui com estas palavras ou outras semelhantes:

Eleitos de Deus, ajoelhem-se para a oração.

Os eleitos ajoelham-se. Todos rezam um momento em silêncio.

Preces pelos eleitos (RICA 170)

Durante as preces, os padrinhos e as madrinhas colocam a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

A comunidade reza pelos eleitos com estas palavras:

O Presidente  prossegue:

Oremos, irmãos e irmãs, por estes eleitos chamados por Deus, para que, permanecendo Nele, dêem, por uma vida santa, testemunho do Evangelho.

A RESPOSTA DA ASSEMBLÉIA SERÁ : Senhor, atendei a nossa prece.

O Leitor:

Para que Deus dissipe as trevas, e sua luz brilhe nos corações destes eleitos, roguemos ao Senhor


Para que o Pai conduza esses eleitos a seu Cristo, luz do mundo, roguemos ao Senhor.




Para que Deus abra o coração desses eleitos, e eles proclamem a sua fé no Senhor da luz e fonte da verdade, roguemos ao Senhor.

  
Para que Deus preserve esses eleitos da incredulidade deste mundo, roguemos ao Senhor.

Para que, salvos por Aquele que tira o pecado do mundo, sejam libertados do contágio e da influência do mal, roguemos ao Senhor.

Para que, iluminados pelo Espírito Santo, sempre proclamem e comuniquem aos outros o Evangelho da salvação, roguemos ao Senhor.


Para que todos nós, pelo exemplo de nossa vida, sejamos em Cristo luz do mundo, roguemos ao Senhor.


Para que o mundo inteiro conheça o verdadeiro Deus, Criador de todos, que dá aos seres humanos o espírito e a vida, roguemos ao Senhor.

Exorcismo (RICA 171)

O Presidente, com as mãos unidas e voltadas para os eleitos, diz:

Oremos. Pai de bondade, que destes ao cego de nascença a graça de crer em vosso Filho e de alcançar pela fé o vosso reino de luz, libertai estes eleitos dos erros que cegam e concedei-lhes, de olhos fixos na verdade, tornarem-se para sempre filhos da luz. Por Cristo, nosso Senhor.

Resposta da Assembléia:

Amém.

Se puder fazê-lo comodamente, quem preside, em silêncio, imporá a mão sobre cada eleito. Com as mãos estendidas sobre eles continua:

Senhor Jesus, luz verdadeira, que iluminais toda a humanidade, libertai, pelo Espírito da verdade, os que se encontram oprimidos pelo pai da mentira, e despertai a boa vontade dos que chamastes aos vossos sacramentos, para que, na alegria da vossa luz, tornem-se,  como o cego outrora iluminado, audazes testemunhas da fé. Vós que viveis e reinais para sempre.

 Resposta da Assembléia:

Amém.
  
Terminado o Rito prossegue a S. Missa com a oração dos fiéis, após reza-se o Credo e preparam-se as oferendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário