1º Escrutínio - Catecumenato Adultos



Catecumenato
1° Escrutínio – 3º Domingo da Quaresma

Preparação para a S. Missa :

A Equipe de Liturgia juntamente com os catecúmenos deverá preparar o altar para a S. Missa e separar lugares (cadeiras) suficiente para catecúmenos e crismandos, com seus respectivos padrinhos (destacá-los dos demais fiéis).  Os catecúmenos e seus padrinhos deverão ficar destacados (à frente) dos crismandos.

Os catecúmenos usarão vestes para distinguí-los dos catequizandos

Na procissão de entrada organizar os catecúmenos da seguinte forma:

1º Catecúmenos e Padrinhos (lado a lado)

O Escrutínio começa após a Proclamação da Palavra e homilia.

Ordem do Escrutínio

  • Proclamação da Palavra e homilia;
  • Oração em silêncio
  • Preces pelos eleitos
  • Exorcismo
  • Despedida dos eleitos
  • Liturgia Eucarística

O 1º Escrutínio tem como tema a água viva que Jesus promete à samaritana. A celebração segue o RICA para os catecúmenos. Para os crismandos, as orações dos exorcismos desse escrutínio serão feitas em forma positiva, evitando todo o aceno à culpa original e referindo-se somente às culpas pessoais e às tentações.

Os escrutínios, seguindo a pedagogia quaresmal, querem proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas conseqüências e da influência diabólica, purificando o espírito e o coração. As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se impregnem do senso da redenção, ser fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido mais profundo de Igreja. Assim fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivam o desejo de amar a Deus e abrem os corações para receber os dons do Senhor no sacramento.



1°Escrutínio – 3° Domingo da Quaresma

RICA 160 - Celebra-se o 1° Escrutínio no 3° Domingo da Quaresma, usando-se sempre as fórmulas do Missal e do Lecionário do Ano A (Evangelho da Samaritana);

RICA 161 – Quem preside, baseando-se nas leituras da Sagrada Escritura, expõe na homilia o sentido do primeiro escrutínio, levando em conta a liturgia quaresmal e o itinerário espiritual dos eleitos.


Oração em silêncio (RICA 162)

Depois da homilia, os eleitos, com padrinhos e as madrinhas, põem-se de pé diante de quem preside. Este, dirigindo-se primeiro aos fiéis, convida-os a orar em silêncio pelos eleitos, implorando o espírito de penitência, a consciência do pecado e a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Voltando-se para os eleitos, convida-os igualmente a orar em silêncio e exorta-os a manifestar pela atitude do corpo seu espírito de penitência, inclinando-se ou ajoelhando-se. Conclui com estas palavras ou outras semelhantes:

Eleitos de Deus, ajoelhem-se para a oração.

Os eleitos ajoelham-se. Todos rezam um momento em silêncio.

Preces pelos eleitos (RICA 163)

Durante as preces, os padrinhos e as madrinhas colocam a mão direita sobre o ombro de cada eleito.

A comunidade reza pelos eleitos com estas palavras:

O Presidente prossegue:

Oremos por estes eleitos que a Igreja confiantemente escolheu após uma longa caminhada, para que, concluída sua preparação, nestas festas pascais, encontrem o Cristo nos seus sacramentos.

O Leitor:

1- Para que estes eleitos , a exemplo da samaritana, repassem suas vidas diante do Cristo e reconheçam os próprios pecados, roguemos ao Senhor.

Resposta da Assembléia:

Senhor, atendei a nossa prece.


2-- Para que sejam libertados do espírito de descrença que afasta a humanidade do cominho de Cristo, roguemos ao Senhor.
3- - Para que, à espera do dom de Deus, cresça neles o desejo da água viva que jorra para a vida eterna, roguemos ao Senhor.


4-- Para que, aceitando como mestre o Filho de Deus, sejam verdadeiros adoradores do Pai, em espírito e em verdade, roguemos ao Senhor.


5- Para que, tendo experimentado o maravilhoso encontro com o Cristo, possam transmitir aos amigos e concidadãos sua mensagem de alegria, roguemos ao Senhor.



6- Para que, todos os que sofrem no mundo pela pobreza e pela falta da Palavra de Deus, tenham a vida em plenitude prometida pelo Evangelho de Cristo, roguemos ao Senhor.


5- Para que todos nós, acolhendo o ensinamento do Cristo e aceitando a vontade do Pai, possamos realizar amorosamente a sua obra, roguemos ao Senhor.



Exorcismo (RICA 164)

O Presidente, com as mãos unidas e voltadas para os eleitos, diz:

Oremos. Pai de misericórdia, por vosso Filho vos compadecestes da samaritana e, com a mesma ternura de Pai, oferecestes a salvação a todo pecador. Olhai em vosso amor estes eleitos que desejam receber, pelos sacramentos, a adoção de filhos: que eles, livres da servidão do pecado e do pesado jugo do demônio, recebam o suave jugo de Cristo. Protegei-os em todos os perigos a fim de que vos sirvam fielmente na paz e na alegria e vos rendam graças para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

Resposta da Assembléia:
Amém.
Se puder fazê-lo comodamente, quem preside, em silêncio, imporá a mão sobre cada eleito. Com as mãos estendidas sobre eles continua:

Senhor Jesus, que em vossa admirável misericórdia convertestes a samaritana, para que adorasse o Pai em espírito e verdade, libertai agora das ciladas do demônio estes eleitos que se aproximam das fontes da água viva; convertei seus corações pela força do Espírito Santo, a fim de conhecerem o vosso Pai, pela fé sincera que se manifesta na caridade. Vós que víeis e reinais para sempre.

Resposta da Assembléia: Amém.
Terminado o Rito prossegue a S. Missa com a oração dos fiéis, após reza-se o Credo e preparam-se as oferendas.

10 comentários:

  1. Bom dia. Gostaria do roteiro para o escrutínio com as crianças

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, obrigada por compartilhar e nos ajudar a divulgar o RICA

    ResponderExcluir
  3. Muito explicativo a maneira de conduzir o escrutínio
    Estava perdida e me encontrei

    ResponderExcluir
  4. Qual a melhor forma de acolher na Celebração da Eleição no primeiro Domingo da Quaresma?

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa e como Catequista colhi esoeriencia

    ResponderExcluir
  6. Gostei dessa e como Catequista colhi esoeriencia

    ResponderExcluir
  7. Deus os abençoe abundantemente! material muito bom e oportuno.

    ResponderExcluir
  8. Muita gratidão por facilitar tanto a vida dos catequistas!

    ResponderExcluir